Visando aprimorar o modelo de atenção à saúde, propondo diretrizes para os próximos anos, a Secretaria de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nessa quinta-feira (23) a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central “ Garantir os Direitos e Defender o SUS: Amanhã vai ser outro dia”. O encontro aconteceu no Auditório do CAPS
Após ter formada a mesa, o Pastor Ariosvaldo da Igreja Assembleia de Deus foi convidado para fazer uma oração, em seguida foi entoado o hino nacional e logo depois os trabalhos foram iniciados. A palestrante convidada, Denise Alves Miranda, Enfermeira da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Núcleo Regional de Saúde de Itabuna, Mestra em saúde, ambiente e trabalho.
Participaram dessa conferência, vereadores, pastores evangélicos, representantes de sindicato, associações, destaque para representantes da Tribo da Aldeia Panelão.
O Secretário de Saúde João Pio em seu discurso salientou, “a todos os profissionais da área de saúde, a equipe da secretaria, que desde o início tiveram participação na realização das pré-conferencias, e que dá seguimento nesse SUS que a gente defende tanto e tenta avançar e a participação de todos é de extrema importância”, finalizou.
O prefeito Paulo do Gás, junto ao vice-prefeito Rai de Panelinha estavam em Salvador cumprindo uma agenda com o Governador Jerônimo Rodrigues. O chefe de Gabinete Alino Mota esteve representado e enfatizou, “ esse é um momento maravilhoso, democrático, participativo, de suma importância, não só na saúde do município, mas, da Bahia e de todo país”, disse.
Durante a conferência, nessa primeira etapa foi momento de debates com os participantes, onde discutiram os eixos temáticos propostos com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e elaborar as proposições a fim de serem apresentadas nas conferências estadual e federal que serão realizadas esse ano.
Fonte: ASCOM
Edição: Wellington Brito