24 de nov. de 2021

Camacã: Prefeito Paulo do Gás participa de encontro com MDR, SEAGRI e CIMA, em busca do desenvolvimento regional


 Camacã foi sede de uma reunião nessa segunda feira (22/11) entre membros do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI) para discutir rotas estratégicas de fomento a agricultura e o desenvolvimento regional a partir de políticas públicas voltadas para as cadeias produtivas dos municípios pertencentes ao CIMA que é formado atualmente por dez municípios da região.

A reunião aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença do assessor do MDR Aldo Dantas, do Secretário de Agricultura do Estado João Carlos, Arnaldo Lopes de Mascote, Fernando Brito de Santa Luzia, Tiago Birschner de Una, Antônio Valete  prefeito de Jussari e Presidente do CIMA, Ferlú Mansur de Arataca e Bárbara Prado de Pau-Brasil. Estavam presentes também os vereadores Juliano Ferreira, Fábio da Bios, Secretário de Administração Gildo Batista,  engenheiros, técnicos agrícolas e sociedade civil organizada.

Entre as pautas discutidas o assessor do MDR Aldo Dantas defendeu o fortalecimento da fruticultura através do cultivo de frutas como o cajá e o cajá-manga, bem como a implantação de um centro de beneficiamento de frutas na região. 

O Secretário de Agricultura do Estado da Bahia João Carlos ressaltou o bom momento da cacauicultura no país e a importância da agricultura na geração de emprego e renda. “O mundo está de olhos voltados para a produção de cacau de nosso país e a nossa região ainda é uma grande produtora com um enorme potencial para a ampliação e melhoramento da produção através de investimentos no cacau-fino ou como também é conhecido cacau gourmet, nosso chocolate não deve nada para as marcas internacionais, mas precisamos ajudar os produtores, fortalecer nossos produtos e juntos voltamos a ser os maiores produtores de cacau do país”, disse. 

O prefeito Paulo do Gás que é Vice-Presidente do CIMA lembrou também do endividamento dos agricultores e pediu um olhar especial para a causa. “Para que os nossos cacauicultores voltem a investir na produção, eles precisam voltar a ter crédito, precisamos buscar junto às esferas Federal e Estadual uma solução para que aqueles que por conta da vassoura de bruxa, não conseguiram honrar seus compromissos, consigam recursos para voltar a investir”, destacou.

Fonte: ASCOM/JUSSARI

Fotos: Wellington Brito e Uenden Santana

Auxiliares de Edição: Jabinho Sena, Daphne Almeida e Izabel Santos

Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019