15 de mar. de 2016

Camacan: Rio Panelão registra menor volume de água de todos os tempos

O sistema hídrico de Camacan, principalmente o rio Panelão, principal afluente que corta o município, passa por um momento mais delicado de sua história, com o baixíssimo volume de água. A equipe do site Camacan Bahia, foi verificar de perto sobre este fenômeno, que que se reflete no clamor de membros da população.
Nas imagens onde antes eram grandes corredeiras d’água com profundidade, na atualidade, só existem finas lâminas de água correndo sobre pedras. Em outros locais, o rio que antes era possante em volume, existem apenas sequeiros, em meios a vegetação. Esta falta d’água nos no Panelão e seus afluentes, é fruto da grande seca que se abate sobre a região do cacau e o desmatamento da mata Atlântica e o assoreamento em toda extensão do rio Panelão.
Há informações que alguns proprietários de fazendas entre Camacan e Jacareci, estão captando o pouco de água que resta do Rio Panelão por meio de bombeamento, para irrigar plantações de café, o que tem contribuído para a falta da água nas torneiras da cidade. Moradores da Cidade Alta, estão reclamando que há dois dias não cai água nas torneiras, e isso tem dificultado suas vidas. A comunidade deve ficar em estado de alerta e usar o pouco de água que ainda resta com sabedoria e responsabilidade.

Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019