30 de jan. de 2026

Prefeitos baianos se reúnem em Salvador para discutir alta nos cachês de artistas do São João

 

Mais de 20 prefeitos da Bahia participaram, nesta terça-feira, de uma reunião em Salvador para discutir o aumento expressivo dos cachês cobrados por artistas para apresentações nos festejos juninos. O encontro foi realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) e reuniu gestores de cidades que tradicionalmente promovem grandes festas de São João no estado.

A mobilização ganhou força após pronunciamentos públicos de prefeitos como Zé Ronaldo, de Feira de Santana, e Zé Cocá, que alertaram para a escalada nos valores exigidos por atrações nacionais. Segundo Ednaldo, há casos em que os cachês praticamente dobraram de um ano para o outro, tornando inviável a contratação por parte das prefeituras.

“Tem artista que custava cerca de R$ 500 mil e hoje está cobrando R$ 1 milhão. O município não aguenta”, afirmou o prefeito, ao destacar o impacto direto nas finanças públicas.


De acordo com ele, a elevação dos valores já afetou eventos privados, que praticamente deixaram de existir, e agora ameaça também a realização de festas públicas. “A população cobra grandes nomes, mas muitas vezes não compreende que os valores estão fora da realidade orçamentária das prefeituras”, pontuou.

Participaram da reunião gestores de municípios como Cruz das Almas, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Conceição da Feira, entre outras cidades com forte tradição nos festejos juninos. O objetivo do encontro é construir um entendimento coletivo que viabilize a realização do São João com qualidade, sem comprometer o equilíbrio financeiro dos municípios.

“Não queremos deixar o São João cair, mas precisamos encontrar um denominador comum. Talvez seja o momento de valorizar mais o forró tradicional e artistas com cachês compatíveis com a realidade dos municípios”, concluiu Ednaldo. Segundo ele, as decisões do encontro serão amplamente divulgadas à população baiana, especialmente ao povo de Cruz das Almas.

As declarações foram concedidas durante entrevista ao programa Bom Dia Cidade, apresentado pelo radialista Washington Bahia.

 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019