8 de jun. de 2015

Pêlo engrossa com o barbear ou depilação: mito ou verdade?

THINKSTOCK
Aparecem os primeiros dias de verão e, com isso, as roupas de verão tomam conta do guarda-roupas. É momento de se depilar e muitas mulheres usam depiladores elétricos, apesar do medo de engrossar os pêlos (os outros métodos de depilação suspostamente não engrossam os pêlos, mas doem muito mais). Mas vale a pena passar por esta dor para evitar que os pêlos engrossem? Isso é real?

Depois de se depilar, como o pêlo volta a crescer?

THINKSTOCK
As mulheres depilam as pernas e ficam atentas ao crescimento dos pêlos. A primeira percepção é que parece mais escuro e grosso do que antes. Mas isso é um mito. Ao depilar bem rente à pele, ele não voltará mais grosso. Mas parece. E isso tem uma explicação.

O pêlo não cresce no mesmo ritmo. Por isso que ao voltar a depilar parece que os primeiros pêlos são maiores ou mais grossos dos que a mulher tinha antes. Além disso, por ser uma depilação do tipo “barbear”, em que não se arranca o pêlo pela raiz, sempre fica uma parte do pêlo sobre a pele, geralmente invisível, mas deixando aquela região um pouco mais escura do que o restante da pele.

THINKSTOCK
Outro fator que alimenta estre mito é o fato de o pêlo crescer reto no começo, o que o faz parecer mais grosso. Mas esta parte já estava nos folículos e não se trata de um pêlo novo. Em resumo, o pêlo não engrossa e nem fica mais escuro quando depilamos/barbeamos. Trata-se apenas de uma percepção visual provocada pela forma como ele cresce, sem uniformidade e em diferente tempo ou ritmo.

Existe uma exceção: a primeira vez que aparece aquela penugem, como o primeiro bigode de um adolescente ou suaves pêlos nas pernas, estes sim voltam a crescer mais grossos, mas se trata de algo hormonal, que faz parte do crescimento da pessoa.

Depilar-se com cera é mais eficiente?

THINKSTOCK
A depilação com cera dura mais, já que se arranca o pêlo pela raiz, mas apesar de o pêlo demorar mais para crescer, seu crescimento ocorre de forma irregular, assim como quando se usa máquina ou lâmina. Apesar de a depilação deixar a mulher mais tempo livre do pêlo, ela precisa esperar que cresça o suficiente para voltar a arrancá-lo, algo complicado para quem quer manter a pele suavizada, lisa e livre de pêlos.


Se a depilação com cera for feita com frequência, é possível que alguns folículos deixem de produzir pêlo devido ao trauma a que foram submetidos de maneira constante. Existem casos de barbas e depilações com lâminas ou com cera que provocam irritação ou dano na pele em que o pêlo pode crescer mais grosso, já que a pele se endurece por conta do dano e o pêlo terá mais dificuldade de chegar à superfície.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019