Pessoas quem sentem muita azia por três ou mais semanas devem ficar atentas, pois pode ser um claro sinal de câncer do esôfago ou estômago e devem ser tratados de imediato. A informação é do site Daily Mail. É o que aponta uma pesquisa da rede de saúde pública da Inglaterra. De acordo com o levantamento, apenas 50% das pessoas procuram um médico quando sentem azia. Ela ocorre quando o ácido e sucos digestivos fluem do estômago para o esôfago.
Os canais por onde passam a substância não têm um revestimento de proteção e provoca a inflamação e dor. O diretor clínico do NHS (Nacional de Câncer Inglaterra) alerta que o diagnóstico precoce do câncer é absolutamente fundamental para a possibilidade de sobrevivência do paciente e, por isso, ir ao médico caso a dor persista é fundamental para o sucesso do tratamento.
“Precisamos melhorar as taxas de diagnóstico precoce e, para isso, devemos incentivar as pessoas a procurarem seus médicos com mais frequência”, afirmou o médico. A pesquisa descobriu que 59% dos entrevistados não sabiam que a azia pode ser um sinal de câncer, e revela que, na maioria dos casos, o diagnóstico podia ser facilmente revelado.