24 de set. de 2013

Audiência debate conflito de terra no sul da Bahia; índios não comparecem

Uma audiência pública para discutir os conflitos de terra que envolvem índios e produtores rurais no sul da Bahia aconteceu nesta segunda-feira (23), em Salvador, mas sem a presença dos indígenas.

Representantes da Fundação Nacional dos índios (Funai) e os próprios indígenas não compareceram ao debate, além de representantes do governo federal. Pequenos agricultores do sul da Bahia estiveram presentes. O G1 tentou contato com a Funai do sul da Bahia, mas não obteve sucesso. Ainda não há uma datas para novas audiências, informou a assessoria.

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. De acordo com o presidente da comissão, o deputado Temóteo Brito, é a terceira audiência realizada, todas sem a presença dos índios.

O deputado conta que uma das propostas debatidas é a doação de uma área específicas aos indígenas. "É muito fácil resolver esse problema. Não adianta demarcar, não vai resolver. Não adianta desapropriar mais de 600 produtores. Eles vão para onde? Não somos contra esses descendentes de índios. A proposta é que o governo [estadual] solicite do Ministério da Justiça um cadastramento dos indígenas. Através dele, ver quantas famílias são e o governo compra uma área e doa. Queremos a paz e a tranquilidade", avalia o deputado.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019