27 de ago. de 2013

Projeto Trilhas Natura. Mais um investimento na Educação de Camacã

A Escola Municipal Paulo Souto recebeu o 2º ENCONTRO de formação com os professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Foram trabalhados os cadernos para abrir  o apetite poético que serão oferecidos para as crianças dos anos iniciais. As escolas municipais de Camacã desenvolvem esse projeto com a metodologia e materiais pedagógicos. O Projeto TRILHAS de Leitura foi criado em 2009. Trata-se de uma tecnologia social com um conjunto de materiais elaborado para auxiliar o trabalho dos professores em leitura, escrita e oralidade e tem o objetivo de inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.
O TRILHAS propõe um conjunto favorável ao processo de alfabetização e consequentemente ao alcance da meta de atingir 6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no País até 2022. Também está alinhado com o Plano de Metas, Compromisso. Todos pela Educação que estabelece entre outros objetivos a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos e o incentivo à leitura em sala de aula. 
No ano passado, a iniciativa foi transformada em política pública pelo Ministério da Educação, e os materiais foram distribuídos para escolas de municípios considerados prioritários pela política do MEC escolas prioritárias e de todas as capitais, nas grandes cidades e sistemas estaduais de ensino, beneficiando aproximadamente 3 milhões de alunos da rede pública de ensino e 72 mil instituições.
“O TRILHAS é inovador porque foca na alfabetização, fase até então pouco contemplada por propostas voltadas à leitura e escrita. Apresentar o mundo letrado à criança de uma forma tão dinâmica como o projeto propõe contribui muito para a alfabetização de qualidade”, analisa Cleuza Repulho, presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019