Manifestações artisticas intensas movimentaram o Centro Cultural Stélio Pereira de Andrade
Camacã esteve agitada por muitas manifestações culturais e expressões artísticas no último final de semana, entre os dias 20 e 22 de abril. Vários grupos de cerca de 15 cidades diferentes da região sul e extremo sul da Bahia estiveram reunidos no V Festival Artístico e Cultural, que abriu as portas para diversos talentos que estão espalhados pela região.
O público deixou o Centro Cultural Stélio Pereira de Andrade cheio durante os três dias de evento. As atrações chamaram a atenção de espectadores de todas as idades, desde crianças até o público da melhor idade. Isso mostra o sucesso e a qualidade do evento que já vem acontecendo hácinco anos, sob a coordenação da diretora de cultura do munícipio, Camila Santana.
A programação foi a mais difersificada possível, incluindo recitais de poemas, apresentações teatrais, roda de capoeira, grupos musicais, exposição de artesanato, apresentações de dança, trilha ecológica e exibição de documentários.
A Caminhada Cultural acontece todo ano e mais uma vez animou as ruas da cidade com o seu colorido, ritmos e expressões culturais bastante variadas. O desfile de todos os grupos que participaram do festival conseguiu levar a arte para as ruas e buscou sensibilizar a comunidade para a importância da valorização da cultura e do artista.
Lwyllyam Sant'ana, o vice-diretor do grupo de teatro de Coarací, Caras Pintadas, diz que ja é o terceiro anos que eles se apresentam nesse evento. Ele comenta que “a iniciativa do Festival é excelente para que possamos divulgar a nossa cultura e expressar a nossa arte fora de Coarací”. O ator explica ainda que ele gostaria de realizar um evento parecido na sua cidade mas que “não é fácil encontrar o mesmo tipo de apoio que a Prefeitura de Camacã oferece para que este festival aconteça”.
Já Edicarlos Reis, instrutor de dança do grupo Key Dance, de São José da Vitória, explica que já é o segundo ano que eles se apresentam em Camacã,e revela que o grupo cria coreografias para serem apresentadas especialmente neste festival.
O Festival de Arte e Cultura de Camacã, além de proporcionar manifestações artíscas bastante variadas para a população, contribui também para o compartilhamento de idéias e trocas de contatos entre os diferentes grupos. Durante os três dias de eventos os participantes ficam em contato constante, o que favorece a discussão de novas idéias, a integração e o fortalecimeto dos atores culturais do sul da Bahia.
A importância da arte está na multiplicidade de formas de expressão do mundo que ela pemite, através de linguagens não convencionais e inspirada nas emoções do artista. O contato com a arte do outro leva-nos a precebermos a singularidade da nossa cultura e a ampliarmos a nossa visão de diversidade cultural e de mundo.
Ascom - Prefeitura Municipal de Camac