A Secretaria de Meio Ambiente de Camacã (SEMAC) deu início esta semana às atividades de manejo de plantas em canteiros e praças da cidade. Até o final de abril, algumas espécies serão plantadas com o objetivo de criar áreas verdes dentro do perímetro urbano da cidade.
Segundo a secretária Flávia Nascimento, no ano de 2012 a SEMAC já realizou diversas atividades no município. No início de abril, agentes do Programa de Recuperação das Áreas de Preservação Permanente fizeram a recuperação da porção de mata ciliar do rio Água Preta, situada na altura do assentamento Entre Rios. A atividade teve a parceria da Escola do Campo situada dentro desta comunidade, com o objetivo de que alunos e demais moradores possam dar continuidade ao projeto. Aproximadamente cem mudas de cinco espécies diferentes de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas: Pau Brasil, Louro, Muçutaíba, Cedro e Jequitibá. Todas as mudas foram doadas pelo assentamento Terra Vista dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Arataca.
A finalidade desta atividade é recuperar a vegetação da beira do rio, evitando assim o deslizamento de terras das suas margens e o ressecamento do seu leito. A proposta visa ainda a reinserção de espécies vegetais em extinção na região devido ao desmatamento ocorrido ao longo dos anos.
Ja no mês de março a SEMAC realizou a criação de uma horta no Centro de Assistência Psico-Social (CAPS) de Camacã. O canteiro de hortaliças foi pensado como uma forma de terapia para os usuários do CAPS, visto que a sua manutenção é feita pelas próprias pessoas atendidas pelo programa. Além disso, os produtos cultivados são também utilizados na alimentação dos pacientes atendidos diariamente, o que mostra a dupla importância do projeto.