O dia 1º de dezembro foi comemorado o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS em todo mundo. A Secretaria de Saúde de Camacan também participou da Campanha do Laço Vermelho, que é o símbolo de sensibilização contra a AIDS e realizou neste mês de dezembro várias mobilizações no sentindo de aconselhar e prevenir contra a transmissão do HIV. As unidades de Saúde da Família juntamente com os profissionais do NASF realizaram palestras e ações de prevenção das DST’s/AIDS.
Complementando estas ações, no último dia 15 de dezembro a Secretária de Saúde de Camacan Aldeci Bezerra trouxe a equipe do Centro de Referência Júlio Brito de Itabuna para a cidade, onde em parceria prestaram vários serviços à comunidade durante todo o dia como: palestras de aconselhamento sobre as DST’s que mais acometem a população, com explicações de dúvidas e perguntas feitas pela população que compareceu no local e logo em seguida era encaminhada para uma sala improvisada na Câmara de Vereadores, onde os técnicos montaram o laboratório com pessoal de apoio realizando teste rápido para detecção de HIV/AIDS e em poucos minutos a pessoa já saia com o resultado do seu exame em mãos.
Na área de Vigilância Epidemiológica foram realizados exames para detecção das hepatites. Para a Secretária Aldeci, o evento superou as expectativas e foi considerado um sucesso pela participação em massa da comunidade, que devido a demanda foram esgotados todos os 200 exames que a equipe do Júlio Brito disponibilizou para este evento.
Durante a Mobilização, foram distribuídos camisinhas e panfletos informativos sobre a AIDS e DST’s.E para todos fica a mensagem: AIDS não tem preconceito: Previna-se!!