20 de jul. de 2022

Prefeitura de Camacã oferece aulas de capoeira para alunos da rede municipal de ensino

 


Por inciativa da prefeitura de Camacã, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), algumas unidades escolares foram contempladas com aulas de capoeira, um elemento cultural e rico processo pedagógico que valoriza uma educação libertadora e consciente.

A primeira etapa aconteceu nas escolas Paulo Souto, Grupo Escolar Luiza Vargens, Grupo Escolar Boaventura Ribeiro em Leoventura, Creche Aconchego e Escola Semente Viva que começarão as atividades em agosto em tempo integral. 

O secretário de Educação e Cultura Maurício Pimenta, assegura que o ensino de capoeira nas escolas faz valer o que determina a Lei nº 10.639/2003 que em seu artigo 26 A, torna obrigatório o ensino da história afro-brasileira em todo o currículo escolar, sendo assim, todos os educadores devem incluir em suas aulas a temática da história e cultura dos negros, nada mais genuinamente  negro do que a capoeira. 

O secretário salienta ainda que “o ensino de capoeira apresenta diversos benefícios, pois além de ressaltar a cultura negra em sua essência, é um tema fácil de ser trabalhado na escola, porque não requer materiais de grandes custos, não se faz necessário um espaço físico apropriado”, afirmou.

Segundo o Secretário esse é um projeto piloto que foi implantado agora em 2022 e que se tudo ocorrer como o esperado o ensino de capoeira será estendido para toda a rede.

Para o Diretor de Cultura Marcelo Reis (Théo), “o objetivo desse projeto é muito importante lembrar que essa modalidade forma cidadãos íntegros através de mais essa prática esportiva”, destacou.

Fonte: ASCOM

Edição: Wellington Brito

Fotos: SEMEC

Auxiliares de Produção: Helton Fabiano, Jabinho Sena, Daphny Almeida e Izabel Santos

Veja mais: http://www.camacan.ba.gov.br


Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019