22 de nov. de 2021

Prefeitura de Camacã celebra o dia da Consciência Negra com diversas atividades culturais

 

Ao celebrar a ancestralidade para que os exemplos dos antepassados sejam inspirações às novas gerações na luta contra o racismo, a prefeitura de Camacã, através da Diretoria de Cultura comemorou o dia da Consciência Negra durante dois dias e teve como tema principal “NOSSA COR”.

O dia 20 de Novembro tem como reflexão, respeito ao negro (a), a sua luta e resistência, além da busca pela preservação das memórias e da diversidade cultural dos povos negros. Até hoje, os negros e negras ainda sofrem com a pouca representatividade, o racismo e o preconceito, muitas vezes, velado e disfarçado de opinião. 

Foi para fomentar estas questões que o Dia da Consciência Negra foi criado, além de fazer referência a data de morte do quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência dos escravos.

É neste sentindo que o projeto “NOSSA COR” surgiu, trazendo uma reflexão, processo criativo e intervenções artísticas e culturais, pensando também no desenvolvimento econômico e social da sociedade contemporânea que se associa.

Na sexta feira (19/11) aconteceu na Biblioteca Municipal Mesa Redonda  fomentada pela exibição das curtas:  “Xadrez das cores  e Vista a minha pele” e contou com as presenças do Pai Marquinhos Terreiro, filho de Oxossi de Jacareci,  e as palestrantes: Eliana Evangelista (Professora, Historiadora, Pedagoga e Advogada) e Valdirene Silva Guimarães, (Historiadora e professora da Rede de Ensino Municipal e Estadual), e contou ainda com a presença do Secretário de Educação Maurício Pimenta e dos alunos do Colégio Estadual Polivalente de Camacã.

No sábado (20/11) o palco principal foi na Praça do Bené com Capoeira (Grupo Raça), Grupos de Dança (Garotos Thimbahia e Recrutas), Percussão (Projeto Tambor – Professor João Alves) e o Projeto Noite da Musica Boa com diversos gêneros e ritmos musicais.

Para o Diretor de Cultura Marcelo Reis (Théu), “um projeto desta magnitude oferta a sociedade o direito do viver cultural em suas mais diversas expressões, possibilitando o conhecer e o vivenciar a cultura afro-brasileira que é de suma importância para a sociedade que por hora, vem se perdendo no 

Fonte: ASCOM

Redação: Wellington Brito

Fotos: SEMEC

Auxiliares de Edição: Jabinho Sena, Daphne Almeida e Izabel Santos

Veja mais: http://www.camacan.ba.gov.br


Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019