11 de mar. de 2021

Faculdade de Ilhéus atualiza matriz curricular do curso de Psicologia

 

A Faculdade de Ilhéus já procedeu a atualização da matriz curricular do curso de Psicologia, de acordo com o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o pedido de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Psicologia. A informação é do coordenador do curso, professor Lahiri Argollo.

Segundo Argollo, entre as mudanças implementadas no currículo do curso está a ampliação da carga horária de estágio, de 648 horas para 810 horas, o que aumenta bastante a experiência prática. Também houve a atualização de ementas e a organização de disciplinas por eixos temáticos.

Nesse sentido, foram incorporadas disciplinas que envolvem discussões teóricas atuais, como Políticas Públicas e Direitos Humanos, Temas Transversais em Psicologia II, Psicologia Gênero e Diversidade Sexual e Processos Organizativos de Coletivos Sociais.

O professor Lahiri Argollo explica que a ampliação da carga horária dos estágios específicos, nos nono e décimo semestres, foi de 144 para 153 horas. Segundo ele, algumas alterações já ocorreram nos dois últimos semestres (período de pandemia da Covid-19), com a redução significativa do número de disciplinas para maior dedicação às atividades práticas e de pesquisa.

O coordenador do curso acrescenta que “embora muito já fosse feito nas aulas, a mudança atualiza a matriz do curso e reflete nela as discussões atuais. Também torna a matriz flexível para constantes atualizações das ementas, sem necessariamente mudá-la a toda hora.”

A Faculdade de Ilhéus é a única instituição de ensino superior no município que oferece o curso de graduação em Psicologia. Por sua vez, o curso tem sido muito requisitado, desde a sua implantação, atraindo estudantes de Ilhéus e de outras cidades da região, além de profissionais já graduados.

A atualização da matriz curricular considera que “a formação em Psicologia deve contemplar metodologias de ensino e aprendizagem

diversificadas, que priorizem a ação de estudantes e professores, com destaque para a construção do conhecimento de forma ativa e colaborativa, articulando teoria e prática, considerando as demandas contemporâneas e uma leitura crítica da realidade, e observando as necessidades educacionais especiais.”

 

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