14 de mar. de 2021

Arraial Dajuda : Fumaça de incêndios florestais é ameaça à saúde pública

 A fumaça provocada pelo incêndio que atinge a reserva indígena da Aldeia Velha, desde a última sexta-feira (05), está prejudicando os moradores de Arraial d’Ajuda, litoral sul de Porto Seguro. Diversos moradores do distrito entraram em contato com a reportagem do RADAR 64 para reclamar que a fuligem está invadindo as casas e causando desconforto respiratório.

“Durante o dia fica bem imperceptível, tanto pelo olfato, quanto pela visão. Porém, durante o período da noite, a fumaça invade a cidade, e acaba causando um certo desconforto para respirar, sobretudo na área próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está com muita fumaça”, disse a moradora do bairro São Pedro, Kariny Ribeiro, de 22 anos.

Ela disse ainda que diversos colegas de trabalho, que moram no centro da cidade, também estão reclamando da grande quantidade de fumaça nas ruas e residências. “Eles reclamam que acordam durante a noite de tanto desconforto que a fumaça causa invadindo cômodos dos imóveis”, acrescentou.

A reportagem entrou em contato com o 6ª Grupamento de Bombeiro Militar, que também está atuando no combate ao incêndio. Os bombeiros informaram que ainda não há previsão para que o fogo seja completamente controlado. Segundo o cacique da aldeia, o Governo do Estado enviou um helicóptero da Polícia Militar para auxiliar no combate ao fogo.

A reportagem também tentou manter contato com a UPA para saber se a fumaça está realmente atrapalhando o atendimento de pacientes, mas as ligações não foram atendidas.

RISCOS PARA A SAÚDE

A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos. Segundo reportagem da BBC Brasil News, O mais perigoso é o material particulado, formado por uma mistura de compostos químicos. São partículas de vários tamanhos e, as menores (finas ou ultrafinas), ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea. Outro composto prejudicial é monóxido de carbono (CO). Quando inalado, ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo.


Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019