21 de set de 2016

Camacan: Veja principais Ações e Propostas para o futuro da Cultura no Governo de Oziel e Paulo do Gás



Vamos falar de cultura?

O que ela é mesmo? O que podemos fazer para seu crescimento em nossa Camacã? Convidamos você a discutir conosco esse importante tema.

Cultura é aquilo que caracteriza a existência social de um povo. Ela é o resultado das nossas ações intelectuais. É ela que nos humaniza. Etimologicamente, a palavra cultura vem do termo latino colere e significa “cultivar”. Essa antiga definição, proveniente da civilização romana, estava ligada às atividades agrícolas. Com o tempo, o termo foi ampliado e passou a designar não apenas aquilo que produzimos na agricultura, mas, em toda a nossa vida. E, se a ideia original é “cultivar”, é preciso lutar para que esse cultivo cresça, se desenvolva e dê frutos! Isso é uma questão de responsabilidade social.

Dentre as ações propostas em nosso Plano de Governo, o esforço maior será tentar colocar em funcionamento um Centro Cultural Municipal. Uma das possibilidades seria aproveitar as instalações da abandonada Concha Acústica para atrair e incentivar os talentos locais. Um local adequado, seguro e que fosse capaz de ser palco de festivais de música, dança, teatro e cinema. Que abarcasse a diversidade, recebendo artistas de diversas áreas para a realização de oficinas, saraus, lançamento de livros, filmes, peças, exposições, feira de publicações, debates, entre outros eventos.

Na Cidade Alta, entendemos que a Prefeitura poderá fazer uma parceria com a instituição proprietária do Centro Sócio-Cultural Stélio Andrade e, assim, administrá-lo e colocá-lo novamente em atividade para uso da comunidade.

Além do estímulo às expressões culturais já mencionadas, podem ser contemplados outros setores criativos como o do Patrimônio de Camacã (um projeto de museu e/ou Arquivo Público Municipal; maior divulgação e realização das nossas Festas – todos os anos e não apenas no ano das eleições). Moda, design e arte digital também são demandas do nosso tempo e podem ser fomentadas em parcerias público/privadas ou através de convênios com programas dos governos do Estado e da Federação.

É nisso que acreditamos. Por isso, para nós, promover a cultura também é uma estratégia para gerar trabalho, renda e inclusão social, especialmente para a juventude.

Seja bem vindo à Família 55!

Venha conhecer as nossas propostas. Não esqueça que a sua participação na construção de um novo caminho é muito importante para nós.

Sugira, opine e participe!
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015