22 de mai. de 2015

Veja: cinco razões para excluir carne da sua alimentação


A ‘segunda-feira sem carne’ (ou ‘meat free Monday’) já é uma tendência nas redes sociais e espelha a preocupação das pessoas em seguir um estilo de vida mais saudável e que exclua os alimentos considerados prejudiciais à saúde. A carne não é prejudicial e muitos médicos e nutricionistas defendem o seu consumo, embora moderado, devido ao leque de nutrientes que contém. Contudo, é importante compreender que não comer carne é também um hábito saudável e que pode trazer benefícios à saúde. E por isso mesmo o The Independent listou cinco boas consequências na saúde que a exclusão de carne e uma dieta vegetariana trazem:

1. Uma dieta vegetariana é, por norma, rica em potássio e baixa em sódio. O potássio (presente em vegetais, grãos, frutas e legumes) é amigo da pressão sanguínea, do colesterol e do coração, reduzindo os riscos de ataque cardíaco.
2. Ter um estilo de vida saudável focado numa alimentação equilibrada é uma forma eficaz de prevenir o aparecimento dos mais variados tipos de câncer. Para o The Independent, quanto mais colorido estiver o seu prato, mais forte será a sua tentativa de prevenção contra a doença. A fibra dietética, comum entre os vegetarianos, é uma ótima aliada na prevenção do câncer.
3. Optar por alimentos de origem vegetal ajuda à diversidade das bactérias boas existentes no organismo e associadas à boa saúde. Estes alimentos reforçam o sistema imunológico, reduzem os riscos de inflamação, regulam o trânsito intestinal e controlam o apetite.
4. Uma dieta farta em alimentos de origem vegetal e pobre em gorduras fornece ao corpo o ‘combustível’ necessário para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e assim ajudar no tratamento e prevenção de doenças como a Diabetes do tipo 2.

5. As frutas, legumes e vegetais são um autêntico poço de vitaminas, minerais e antioxidantes, isto é, os principais amigos de uma pele saudável, brilhante e sem manchas.
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019