5 de fev. de 2021

Deve ser efetuada do dia 4, até segunda-feira, dia 8, A complementação da inscrição do Fies

 

Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para que os pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do 1º semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) efetuem a complementação da inscrição na página do ( FiEs ). Eles têm de hoje, 4, até as 23h59 da próxima segunda-feira, 8, para concluir a complementação da inscrição. Anteriormente, o prazo seria encerrado nesta sexta-feira, 5. O novo período consta no edital Nº 7, publicado nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial da União (DOU). 

Outra alteração no cronograma do Fies é a data de início para convocação da lista de espera, que também começa nesta quinta-feira, 4, e segue até o dia 18 de março. 

Todos os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies são, automaticamente, incluídos na lista de espera e podem disputar as vagas ofertadas por meio dessa última etapa do processo seletivo do Fies. 

O que fazer depois 

Após a etapa de complementação da inscrição, que é realizada na página do Fies, é necessário realizar a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição. 

A validação deve ser realizada diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado. A documentação pode ser apresentada em formato digital, desde que a instituição ofereça essa forma de atendimento. 

Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é necessário para formalizar a contratação do financiamento. 

O estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é efetuada no âmbito da agência da Caixa Econômica, indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies. 

Oferta de vagas 

Em 2021, a oferta para o Fies é de 93 mil vagas. Nesta edição do 1º semestre foram ofertadas 40 mil vagas para 24.844 cursos de graduação, em 1.461 instituições privadas de educação superior do país. O sistema de inscrição registrou o total de 128.829 inscritos nesta edição. 

O Fies é o programa do MEC que oferece a estudantes oportunidades de acesso à educação superior, por meio de financiamento de cursos de educação superior com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições privadas de educação superior, que aderirem ao programa. 

Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019