Há 4 anos, o Natal em Canavieiras se tornou mágico para milhares de crianças, graças a uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal de Canavieiras através da Secretaria de Assistência Social. Todos os anos, o prefeito Roberto Almeida se veste de Papai Noel e entrega em mãos cerca de 6 mil presentes, fazendo a alegria dos pequenos.
A festa sempre ocorria na praça do paço municipal no dia 24 de dezembro, mas como juntar mais de 15 mil pessoas em tempo de pandemia? O desafio fez com que a equipe da Assistência Social e o secretário da pasta, Abel Lisboa, criassem uma alternativa segura. “Nos preocupamos no início como daríamos continuidade a esse projeto. Nos preocupamos devido a gente precisar identificar uma forma de entregar esses presentes sem colocar em risco essas crianças”, afirma Lisboa.
A solução encontrada foi realizar a entrega em 9 dias (já iniciado nessa terça-feira 15/12) em pequenos núcleos. As visitadoras estão nos bairros da sede e do interior, identificando crianças até 12 anos que ganharão uma pulseira conforme a cor da sua localidade. Seguindo um calendário divulgado em redes sociais, o Papai Noel estará em pontos estratégicos entregando os presentes apenas para as crianças daquela região.
Para garantir as medidas de segurança no local da entrega, haverá equipes organizando a fila conforme o distanciamento social com a ajuda de disciplinadores, fornecendo álcool em gel (após pegar o presente cada criança também terá as mãos higienizadas) e verificando o uso obrigatório das máscaras.
Dr. Almeida (como é conhecido o prefeito de Canavieiras) não mediu esforços para não deixar a data passar em branco. “No início pensou-se em cancelar o presente do Papai Noel, mas seria uma decepção muito grande para os pequenos que estão aí ansiosos. Eu digo isso, porque também fui uma criança bem pobre e nunca tinha recebido e não tem preço que pague a emoção delas”
A ação ainda conta com o apoio da Guarda Municipal e dos Bombeiros Civis.