8 de jun. de 2020

Camacã: Abertura do Hospital AMEC para atender casos do COVI-19 é marcada com um Culto Ecumênico



Camacã teve o privilégio de ter três Hospitais em funcionamento: o atual Hospital Osvaldo Valverde (FHC), Hospital AMEC e Hospital Santo Antônio, os dois últimos acabaram fechando suas portas segundo consta, por motivos financeiros.  A partir dai A FHC ficou sobrecarregada e ameaçou a fechar também suas portas, dificultando ainda mais o atendimento não só da população local como da região. Há mais ou menos onze anos atrás, a FHC através de um consórcio chamado CIMA- Consórcio Internacional da Mata Atlântica, composto por 11 cidades do Sul da Bahia, que tem como presidente Antônio Guilherme prefeito de Santa Luzia, através do Governo do Estado, conseguiu reabrir a Fundação Hospitalar de Camacã. 


O novo AMEC, é assim que será chamado, foi reaberto na noite desta sexta-feira, (05) com um Culto Ecumênico e uma breve mensagem do Pastor Josafá, e neste início o atendimento será exclusivo para os casos de Covid-19 de Camacã e cidades que compõem o consórcio. Essa unidade é administrada pela Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS Saúde), que também coordena os trabalhos do Hospital de Campanha instalado na Fonte Nova, em Salvador, sob a direção do seu representante, Kael Santos.

Serão 30 leitos, porém, 12 de observação, 02 de suporte intensivo com respirador e 16 de enfermagem. Foram contratados profissionais e o atendimento será 24 horas. O Novo AMEC dispõe de uma câmara de desinfecção apara evitar o contato dos funcionários com a doença, todos os profissionais terão que fazer esse procedimento.


A reabertura desse hospital se deve muito ao Vice-Prefeito Paulo do Gás, do vereador de Pau Brasil Nego Elder e do  vereador local Lucas Muniz, que foram atendidos pelo Governador Rui Costa, que imediatamente autorizou todo o processo de sua reabertura.

O Prefeito Oziel Bastos recordou emocionado, de quando ainda era motorista de ambulância, época quando o hospital ainda funcionava, chegava cansado de madrugada, de suas constantes viagens para outras cidades e amanhecia o dia dormindo, na sala de recepção, “essa conquista é motivo de comemorar, pois saúde é prioridade”, lembrou Oziel.

O vereador Nego Elder, autor da ideia da reabertura do hospital, e também vítima curada do COVI-19, em seu discurso, lembrou dos momentos difíceis que passou e glorificou nome de Deus pela sua ressurreição, esse vírus contribuiu para mudança de vida,  e ainda disse “Lucas é um vereador que a cidade precisa reeleger pela sua luta e disposição em busca de benefícios pra comunidade, assim como o vice-prefeito Paulo do Gás, que procuram cada dia mais ver o pregresso da cidade, agradeceu ao prefeito Oziel pelo apoio, ao Dr. Almir,  Senador Ângelo Coronel, peça importante nesse processo, ao Governador Rui Costa”, desejou aos funcionários boa sorte e pediu para que tratem bem os pacientes com carinho”, completou.


 O Vereador Lucas Muniz, desabafou, “algumas pessoas não acreditaram e até praga jogaram para que esse momento não fosse realizado, mas aqui está, mais uma opção de saúde, que vai beneficiar não só camacã como a região, estou feliz, porque me sinto com o dever cumprido de lutar pelo bem estar de minha gente”, finalizou. 

Paulo do Gás destacou, “todos os que escolheram a missão de salvar vidas, não é fácil, portanto, fica aqui o meu desejo que cada um esteja sobre a proteção divina,” concluiu.



Redação e Reportagem: Wellington Brito e Jabson Sena (Jabinho)
Auxiliar: Daphne Almeida-Fotos: Daniel Brito e Folha do Cacau 
Fonte: ASCOM- Assessoria de Comunicação da PMC. Acesse e veja mais: http://www.camacan.ba.gov.br
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019