20 de mar. de 2020

Prefeitura de Camacã proíbe funcionamento de comércio; supermercados e farmácias continuarão abertos



No final da tarde desta sexta-feira, 20, diante da pandemia do coronavírus,a Prefeitura de Camacã, através do decreto Nº 2.823, que “Disciplina medidas cautelares a serem empreendidas por órgãos públicos e privados e, outras providências”, determinou a suspensão das atividade de bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, academia de musculação, dança, ginástica, boxe, caratê, judô (similares), casas lotéricas, correspondentes bancários e demais segmentos comerciais no município de Camacã.
A prefeitura justificou que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos a saúde pública a fim de evitar a disseminação da doença”. A confirmação ocorrida nesta quinta-feira, 19, de caso de Coronavírus (COVID-19) no município de Itabuna e o risco eminente de sua disseminação, foi outra justificativa evocada.
Supermercados, mercearias, padarias, açougues, granjas, farmácias, postos de combustíveis, assim considerados essenciais, foram excluídos do decreto e devem permanecer o funcionamento normal, devendo entretanto, “promover a higienização, limpeza e desinfecção das superfícies (banheiros, espaços, pisos, corrimões, maçanetas, equipamentos, entre outros) com solução sanitária; não compartilhar utensílios (talheres, pratos, copos ou garrafas, etc) de uso comum ou pessoal, evitar aglomerações nesses ambientes fazendo rodízios quando possível e manter ambientes arejados e bem ventilados.
O estabelecimento que descumprir o decreto, poderá ter, licença, alvará e autorizações municipais de funcionamento, cassados. As secretarias municipais deverão fazer a fiscalização e sanções, deverão ter o apoio  da Guarda Municipal e da força policial.

LEIA PARTE DO DECRETO:
DECRETA: Art. 1º – Ficam suspensas as atividades comerciais de: Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Salões de Beleza, Academia de Musculação, Dança, Ginástica, Box, Caráter, Judô (similares), Casas Lotéricas, Correspondentes Bancários, e demais segmentos comerciais no município de Camacã, observadas as exceções. §1º – Excetuam-se do caput, Supermercados, Mercearias, Padarias, Açougues, Granjas, Farmácias, Postos de Combustíveis, assim considerados essenciais. §2º – Os estabelecimentos de gênero alimentícios poderão funcionar na modalidade DELIVERY, com entrega exclusivamente em domicilio e desde que os pedidos se realizem por meios eletrônicos, sem aglomeração de pessoas em suas sedes.
 Oziel Rodrigues da Cruz Bastos.
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019