15 de nov. de 2019

Agricultores se reúnem para instruções da Chamada Pública do PNAE e PAA em Camacã



O encontro entre os agricultores, a Comissão do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar e PAA- Programa de Aquisição de Alimentos e representantes da Saúde e Alimentação Escolar aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) na sala do Gabinete do prefeito. 
A reunião buscou aprimorar e aperfeiçoar os agricultores para a chamada pública do PNAE e PAA, para a Alimentação Escolar do município. 
No encontro foram dadas instruções da Vigilância Sanitária, pelos representantes Marcos Vinicius e Domingos Junior e da Nutricionista do Município Carolline Arruda. Milton Junior, Agente Empreendedor do SEBRAE, também trouxe sua parcela de contribuição, bem como Jorge Bruno, Engenheiro Agrônomo representando a Secretaria de Agricultura, Márcio Tanajura, representante do Setor de compras da Secretaria da Educação.
Foram compartilhados assuntos como a importância da qualidade dos alimentos, o modo de como serão comercializados e o que é permitido pelo PNAE e PAA, sugestões para melhorias, dentre outros.
O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. 
O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.


 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019