10 de ago de 2019

Produtores rurais se reúnem para discutir a Agricultura Familiar em Camacã



Os agricultores e representantes da prefeitura se reuniram para discutir a participação da agricultura familiar no PNAE -Programa Nacional de Alimentação Escolar. Esse foi o 2º encontro e aconteceu na manhã desta sexta-feira (09) no Auditório da Câmara de Vereadores onde foram discutidos assuntos como a organização entre os agricultores para a venda à prefeitura, o apoio técnico necessário aos agricultores, a temporada correta de cada produção, a qualidade dos produtos entregues, o relacionamento entre a Secretaria de Educação e Agricultura entre outros detalhes.
Segundo Márcio Tanajura, responsável pelo Setor de  compras da Secretaria da Educação, os agricultores entregam individualmente seu produto, porém pensa-se em reuni-los em suas associações e cooperativas para que possam servir ao município de maneira coletiva “as vantagens são imensas, como a possibilidade de maiores aquisições e maquinários, associações tem muito mais forças para aquisições de produtos em grande escala, bem como licitações com valores mais altos e contratos mais altos”, informou.
A representante do SEBRAE Jaqueline Oliveira comentou a importância que todos estejam unidos para que tudo funcione de maneira eficaz, “tem que haver uma interação muito grande entre Educação e Agricultura, ou o programa não vai funcionar como deve funcionar. A organização e a união são fundamentais”, comentou.
A nutricionista da prefeitura Caroline Santos Arruda explicou de maneira breve a programação “há um projeto programado previamente a respeito de quando os produtores poderão fornecer cada produto, e fazemos a organização da merenda escolar do município baseado na produção dos servidores.  Se o produtor não cumpre com a entrega, dificulta todo o processo, é necessário trabalharmos juntos”, enfatizou.
No encontro, estiveram presentes ainda o Prefeito Interino Paulo do Gás, Secretário de administração Neilton Bahia, o Engenheiro Ambiental Jorge Bruno e Matusalém Engenheiro Agrônomo representando a Secretaria de agricultura, Adimar Batista responsável pela recepção dos alimentos do campo, prestador de serviços do PAA - Programa De Aquisição De Alimentos, além do vereador Flávio Alves dos Anjos (Curupira do Leite) que também é produtor.
Fotos: Lana Ribeiro
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019