1 de jun de 2016

Canavieiras atinge meta de cobertura vacinal contra a gripe H1N1


A dez dias do encerramento da campanha de vacinação de grupos prioritários contra a gripe H1N1, a Secretaria da Saúde de Canavieiras conseguiu cumprir a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Até esta segunda-feira (30), 5.543 doses de vacinas foram aplicadas, equivalente a 80,87% do público-alvo. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde de Canavieiras, a enfermeira Conceição Feitosa, foram vacinadas 57 puérperas (100%), 419 trabalhadores de Saúde (98,36%), 336 gestantes (97,11%), 1.757 crianças (78,59%), e 2.974 idosos (78,49%).

 “Além desses dois últimos grupos – crianças e idosos – que ainda não alcançaram os 80%, nosso foco está em torno das crianças que já tomaram a primeira dose e precisam voltar para tomar a segunda”, alertou. A enfermeira explica que está sendo feito um trabalho estratégico em relação a esses grupos que ainda não atingiram a meta. “Pedimos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município que durante o acompanhamento das crianças, tenham atenção ao cartão de vacina, buscando aquelas que ainda não foram vacinadas”, informa a enfermeira. Quanto às pessoas com mais de 60 anos, explica Conceição, os agentes comunitários de saúde estão revendo suas listas para saber quem ainda não foi vacinado.

 “Trata-se de um grupo com uma certa resistência, até mesmo por questões culturais. Com eles, é preciso um trabalho de conscientização sobre a importância da vacina”, esclareceu Conceição. Segundo a Secretária da Saúde, Roberta Barros, algumas áreas já atingiram a cobertura de 100% de crianças e idosos. “Estamos buscando justamente as áreas dos faltosos. A Secretaria trabalhou muito para que todas as pessoas inseridas nos grupos prioritários pudessem tomar a vacina. Fomos até a zona rural, visitamos creches e o asilo, buscamos os acamados, tudo para facilitar ao máximo o acesso da população a vacina”, informou. 

Prazo prorrogado - Inicialmente prevista para terminar no dia 20 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi prorrogada em Canavieiras até dia 10 de junho. A decisão partiu de uma reunião da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) da Região de Saúde de Ilhéus, da qual a Secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, é coordenadora. Na ocasião, ficou resolvido que seria mantida a vacinação para o grupo prioritário nos municípios da região (Ilhéus, Itacaré, Uruçuca, Arataca, Mascote, Canavieiras, Una e Santa Luzia) até o dia 10 de junho. “Levamos em consideração as dificuldades que os
municípios vêm enfrentando para atingir as metas com a campanha da vacina H1N1, devido ao atraso das entregas das vacinas”. A campanha segue até o dia 10 de junho, nas USFs Talma Cajueiro e Edmundo Lopes de Castro.

 Influenza - influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015