3 de mai de 2016

Prefeito de Canavieiras participa de Congresso e presta homenagem a jornalista


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, participou, nesta segunda-feira (2), da abertura do Congresso Norte/Nordeste da Pequena Empresa, promovido pela Associação da Micro, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia (Ampesba). O evento foi realizado no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, e contou com a presença de representantes de diversas instituições. Explicou o presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, que o tema do Congresso - “Políticas Públicas Para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios” - é assunto atual para os pequenos empreendedores. “Em cada um desses eventos buscamos mostrar que nós podemos mais e que temos uma importância maior na economia brasileira”, disse Valdir. Na abertura do Congresso, coube ao prefeito Almir Melo prestar uma homenagem em seu nome e da Ampesba ao jornalista e presidente do Jornal Agora, José Adervan de Oliveiras, pelos relevantes serviços prestados a Itabuna e região cacaueira. Adervan e Almir foram colegas no Banco do Brasil e participaram de todos os movimentos em defesa da região. Almir Melo destacou a vida de Adervan desde os tempos em que foi líder estudantil e presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Itabuna (Uesi), quando encetou diversas campanhas em benefício da educação. 

“A história do mais itabunenses dos sergipanos traçou uma linha ascendente e toda a região cacaueira é testemunha de sua defesa em prol das boas causas”, ressaltou Almir. Ainda no discurso de homenagem, o prefeito de Canavieiras disse que Adervan, como economista, jornalista e político empreendeu esforços para transformar a socioeconomia regional. “Em seu jornal todos sempre tiveram o mesmo espaço, mesmo que suas ideias divergissem, promovendo o debate o diálogo entre os mais diversos grupos”, avaliou. 

Uma das demonstrações do amor de Adervan pela região – segundo Almir Melo – é que ele distinguia a região cacaueira como a “Nação Grapiúna”, na qual os diferentes tornam-se iguais. “Só quem faz política com P maiúsculo tem a serenidade e a grandeza de espírito, própria dos homens iluminados, consegue promover uma luta incessante pelas causas democráticas e por um mundo melhor para se viver” concluiu Almir Melo. Quem também participou do Congresso e prestou outra homenagem a José Adervan foi o seu irmão mais novo Valtércio Ronaldo de Oliveira, Desembargador Federal e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (5ª Região). Valtércio fez um relato da vida do seu irmão, ressaltando sua preocupação com as causas sociais desde sua juventude.

Outro que destacou as qualidade de José Adervan foi o economista, professor e Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana. “Aprendi muito nas minhas conversas com Adervan, mesmo tendo opiniões divergentes, ouvia e expunha o seu conhecimento e vivência democrática capaz de nos contagiar”, frisou Alessandro. Ao final, a direção da Ampesba ofereceu uma placa homenageando José Adervan de Oliveira pelo seu trabalho em defesa das grandes causas da Bahia e do Brasil. “Todos os setores da sociedade sempre contaram com a Adervan e o Jornal Agora e esse singela homenagem é o reconhecimento de todo o seu esforço e dedicação para com as boas causas”, concluiu Valdir.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015