3 de mai de 2016

Ciência: Cientistas descobrem três planetas ‘potencialmente habitáveis’ e ‘perto’ da Terra



Um time de astrônomos identificou três planetas fora do nosso sistema solar, mas com características que os tornam “potencialmente habitáveis”. De acordo com os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos EUA, e da Universidade de Liège, na Bélgica, eles orbitam uma estrela anã “muito fria”, só que com temperaturas e tamanhos parecidos com os da Terra. 

Para os especialistas, eles seriam as “melhores apostas” para se encontrar condições de vida extraterrestre. Segundo o jornal O Globo, os três mundos estão a 40 anos-luz da Terra e possuem hemisférios com dias e noites permanentes. Dois deles teriam noites muito frias e dias muito quentes, mas com trechos com temperaturas mais amenas. Já o mais distante da estrela poderia ser completamente habitável, acreditam os pesquisadores. 

Agora, os cientistas querem descobrir se há água nos novos planetas descobertos. "Esses planetas estão tão próximos, e a sua estrela é tão pequena, que podemos estudar suas atmosferas e composições. Mais adiante, ainda na nossa geração, poderemos verificar se há vida nesses mundos", afirma o cientista Julien de Wit, um dos responsáveis pela pesquisa.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015