9 de abr de 2016

Curiosidades: Descubra como a diabetes afeta a saúde bucal


A secura na boca, um dos sintomas chatos que acompanham a diabetes, costuma ser responsável pelo aparecimento de aftas e cáries. Mas são as infecções nas gengivas as maiores fontes de dor de cabeça. A diabetes só por si predispõe a gengivite, quando a área à volta dos dentes fica avermelhada e inchada e costuma sangrar durante a escovagem. 

Geralmente, quando isso acontece a tendência é diminuir a escovagem dos dentes, com medo do sangramento – e, claro, é um erro. O problema agrava-se e pode até avançar para uma periodontite, uma infeção que pode levar à perda do dente. Para os diabéticos, evitar esta sequência de questões exige um cuidado mais constante.

 Em condições normais, as defesas do organismo atuam para combater as bactérias que ameaçam a saúde da boca. Mas as taxas de glicemia descontroladas dificultam o trabalho das células que combatem os micróbios. E por isso difícil a recuperação da gengiva é bastante difícil. Por outro lado a própria periodontite mexe com as taxas de glicose, uma vez que a inflamação aumenta a resistência à insulina, fazendo com que açúcar se acumule na corrente sanguínea. Um verdadeiro ciclo vicioso.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015