18 de mar de 2016

Canavieiras: Prédio que abriga complexo de saúde recebe reforma completa


Atender à população que busca os serviços de saúde com comodidade e dignidade foi um dos objetivos da reforma completa realizada no complexo de saúde localizado na avenida Octávio Mangabeira (rua 13). No mesmo prédio estão implantados a Unidade de Saúde Dr. Talma Cajueiro, o Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a Farmácia Municipal, a Vigilância em Saúde e o Combate à Endemias. Com todas as atividades em funcionamento pleno, as atividades estão sendo realizada dentro do projeto de resolutividade concebido para maximizar os serviços e solucionar os problemas de saúde mais simples da população. “Esse é um prédio que abrange a prestação de diversos serviços, com grande demanda devido à localização privilegiada, por isso, precisávamos reformular todos os acessos e layout de funcionamento”, disse o prefeito Almir Melo. As mudanças implantadas na reforma evidenciaram a melhoria e o fortalecimento da atenção básica em saúde de Canavieiras, aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, trata-se de um dos locais estratégicos para o atendimento à população, por abrigar diversas áreas de atendimento especializado. Segundo o Secretário de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, diversas mudanças foram implantadas, a exemplo da modernização do sistema elétrico, com a introdução do sistema trifásico, a fim de assegurar a implantação de climatização. Com o novo circuito elétrico, foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado e proporcionou mais segurança para os equipamentos já implantados. Lucas Rodrigues informa, ainda, que na reforma foram realizadas algumas adaptações para dar maior acessibilidade e a implantação de um sistema de segurança contra incêndios e pintura geral. “Outras mudanças importantes foram implantadas com o objetivo de melhorar a circulação de pessoas, através da disposição de salas demais compartimentos de serviço.
Dentre os exemplos citados pelo secretário estão a relocação da cozinha e algumas salas, que agora obedecem os princípios técnicos de funcionalidade. “Essa nova disposição está facilitando a logística da prestação dos serviços médicos, com salas de vacinações e curativos em locais distintos e que favorecem a circulação em todo o prédio”, ressalta Luca Rodrigues. Amplo atendimento - De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Barros, somente a Unidade de Saúde Dr. Talma Cajueiro (localizada no prédio) abrange uma série de serviços e necessitava de uma ampla reformulação. “Mesmo com toda essa escassez de recursos, o prefeito Almir Melo envidou esforços no sentido de proporcionar melhores condições de atendimento à população”, explicou a secretária.
Como está localizado próximo ao Hospital Municipal Dr. Régis Pacheco, o prédio sedia o Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS), com o atendimento aos portadores de HIV, atendimento médico e enfermagem; a central de vacinações; a coordenação e atendimento da saúde do interior; além da farmácia e as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária. A Unidade de Saúde Dr. Talma Cajueiro também atende a demanda de várias regiões do interior e da área onde está localizado, com serviços de enfermagem e presença diária de dois médicos e um cirurgião-dentista. Os pacientes que buscam atendimento na unidade e que necessitam de atendimento de urgência e emergência são encaminhados ao Hospital Dr. Régis Pacheco.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015