10 de dez de 2015

Canavieiras desenvolve esforço na luta de combate à Aids


A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Canavieiras promove nesta sexta-feira (11), das 8 às 13 horas, na praça Himério Cavalcante (conhecida como praça do Sapo), a Campanha Fique Sabendo 2015. O evento tem o objetivo de promover o combate às doenças sexualmente transmissíveis e o local foi escolhidos por ser bastante movimentado.
Explica a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, que no local serão montados toldos, onde irão oferecer diversos serviços prestados pela secretaria. O evento é coordenado pelo Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS), que oferecerá à população testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatite C.
No local, os técnicos da saúde também realizarão palestras e distribuirão folhetos com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis. A equipe do CISS distribuirá preservativos, considerada uma das “ferramentas” na luta contra a Aids.
De acordo com Roberta Barros, todos os serviços que serão prestados são gratuitos e fazem parte da mobilização nacional “Dezembro é o mês de Luta contra a Aids!”. “Estamos realizando uma série de atividades durante todo o mês e, pontualmente, realizamos esses eventos externos para atrair a população”, diz a secretária.
Saúde na Escola – Outro programa que está sendo promovido pela Secretaria da Educação é Programa de Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria da Educação. As equipes do CISS promovem constantes palestras nas escolas das redes públicas municipal e estadual, alertando para os cuidados com a saúde.
As doenças sexualmente transmissíveis e a utilização das drogas são objetos desses palestras, com orientações frequentes e apresentação de dados estatísticos. Nas escolas do ensino Fundamental I e II, as equipes de profissionais da saúde realizam encontros, onde passam ensinamentos básicos, a exemplo dos cuidados com o corpo
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015