18 de nov de 2015

Prefeitura de Canavieiras executa limpeza em galerias de águas pluviais



Com a proximidade da estação de verão, época em que predominam as chuvas torrenciais, a equipe da Secretaria de Obras e Transportes da Prefeitura de Canavieiras executa a desobstrução da rede de águas pluviais. Os serviços, que que já são efetuados habitualmente, nesta época são intensificados para evitar alagamentos em diversas áreas da cidade.
Um dos locais que está recebendo as obras de desobstrução é a galeria implantada no canal que recolhe as água pluviais do bairro Sócrates Rezende e transporta até o rio, a praça do Cruzeiro, no bairro da Birindiba. Com a limpeza da galeria, as águas da chuva escorrerão  com mais rapidez, evitando os constantes alagamentos.
De acordo com o secretário Municipal de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues, como a cidade está localizada numa área mais baixa do que o nível do mar, sofre influência das marés. Em vista dessas condições, os equipamentos da rede de transporte de águas pluviais necessitam de manutenção constante.
Após esses serviços, a Prefeitura vem recuperando a rede pluvial da cidade, que passou por muitos anos sem qualquer manutenção, como limpeza ou troca de manilhas quebradas. “Começamos fazer esses serviços, periodicamente, no sentido de que a população não sofra com alagamentos no período das chuvas mais fortes”, informa Almir Melo.
Além da rede de águas pluviais, a Prefeitura também vem realizando o melhoramento das ruas, tapando os buracos deixados pelo “caminho das águas”, através de patrolamento. Outro serviço executado é o nivelamento e a suspensão do greide com a colocação de areia, mantendo as ruas no nível original.

Como é cercada de rios, a cidade também sofre a influência dessas águas. Para isso, a Prefeitura, em parceria com a Superintendência de Infraestrutura de Transportes - SIT (antigo Derba), utiliza uma máquina escavadeira de grande porte para executar o serviço no rio Cipó. A máquina retira todo o material acumulado nas pilastras à jusante (lado da nascente) da ponte sobre a BA 001, depositando à montante (lado da foz), para que seja levada pela maré em direção ao mar.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015