4 de nov. de 2015

Prefeitos do CIMA vão a Brasília discutir avanços para o Território Litoral SUL

Durante os dias 03 a 06 de Novembro, a Diretoria do CIMA juntamente com lideranças índigenas, lideranças de Assentados, representações do Instituto Federal da Bahia, representação da Equipe do Projeto NEDET do Instituto Federal Baiano, Secretários dos Municípios, estaram  em Brasília discutindo em várias Audiências avanços para os municípios consorciados e todo o Território Litoral Sul, através do Programa de Desenvolvimento Rural com Bases Agroecológicas.
No dia 03 de Novembro, ás 10h30min  toda a comissão se reuniu na CONTAG  para os últimos alinhamentos.  O PROGRAMA  tem sido apresentando assim: O senhor Max  do Carmo, Diretor de Desenvolvimento do Consórcio, inicia tratando das belezas naturais, potencial turístico de todas os nossos Municípios, o professor Mestre Marco Antônio Tavares Góes, do Instituto Federal da Bahia, trata da educação, PRONERA (GRADUAÇÃO, PÓS GRADUAÇÃO E MESTRADO) PRONATEC, E-TEC, HOTEL DE IDÉIAS E PARQUE TECNOLÓGICO), para complementar o professor Mestre Durval Libânio Netto Mello, do Instituto Federal Baiano  discute as taxas de retornos, dos mais variados processos de aplicação da AGROECOLOGIA e por fim o Exmo. Senhor Secretário de Agricultura de Itabuna, apresenta a parte do projeto que trata da recuperação de 200 mil hectares de CACAU e a implantação de 200 mil hectares de SAF's, recuperação de 1200 km de estradas vicinais, construção de uma REDE de SEMENTES para fabricação de 63 milhões de mudas;
Ocorreu ontem por volta das 15hmin no MEC, uma audiência onde ficou acordado que o CIMA construirá o PPC dos cursos que solicitou,  que os E-TECs serão ampliados, e para nossa alegria o MEC liberou 1 milhão e 400 mil reais, o que isso significa? O IFBA não tinha pactuado nenhum PRONATEC em 2015, mais agora, ficou garantido a pactuação em abril de 2016, e o Grupo de Trabalho de Educação do CIMA já data marcada para se reunir esse mês para trabalhar nessa perspectiva. A reunião ainda pode contar com o Superintendente da CAR/BA Jeandro Ribeiro e o Excelentíssimo Senhor Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Antecipando-nos a reunião do MEC, tivemos audiência com o PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO, SENADOR OTTO ALENCAR. Ele, Otto sabatinou toda nossa equipe e se comprometeu com o PROGRAMA, pediu que fosse apresentado a ele o PROGRAMA e irá apresentar a comissão de MEIO AMBIENTE do Senado.
Hoje, 04 de Novembro o projeto será apresentado ao MDA e teremos ainda, na parte da tarde uma audiência com a Senadora Lidice da MATA.
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019