11 de nov de 2015

Detran identifica 1,8 mil licenciamentos falsos na Bahia; despachante de Ipiaú está envolvido na fraude

Pelo menos 1.850 licenciamentos falsos foram cancelados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), informou nesta segunda-feira (9) o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar. 

O número foi identificado por uma sindicância instaurada após a descoberta de desvio de mais de 10 mil planilhas “em branco” para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ainda assim, a quantidade de documentos fraudados foi menor do que a inicialmente estimada, de cinco mil unidades. "Esses documentos falsos   eram utilizados para clonagem de carros, para fazer transferência fraudulenta de veículo e burlar  vistoria e inspeção", detalhou Bacelar ao A Tarde. 

Após o final da sindicância, um servidor em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) teve o contrato rescindido por emitir 2ª via de CRLV sem  autorização do proprietário e outros sete despachantes de veículos foram descredenciados nos municípios de Jequié, Ipiaú, Salvador, Alagoinhas, Conceição do Coité e Jaguaquara. "É um departamento muito grande e, eventualmente, ocorrem fraudes. O importante é que conseguimos identificá-las e que, a partir de agora, adotaremos medidas para evitar novas irregularidades", garantiu o diretor-geral. 

A partir de agora, a Polícia Civil deve investigar o caso criminalmente e encaminhar o inquérito para o Ministério Público do Estado. Além disso, o Detran-BA deve adotar medidas para evitar novas irregularidades. "Uma delas  é que  a partir de agora  todas as unidades do departamento de trânsito terão um cofre onde serão guardados os CRLVs, para que estejam mais seguros", contou Bacelar.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015