13 de nov de 2015

Canavieiras: Agricultores do assentamento São José recebem orientações do Sebrae


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Prefeitura de Canavieiras, promoveu mais uma oficina de capacitação para fornecer informações sobre empreendedorismo aos agricultores familiares. Desta vez, o tema foi “Juntos somos fortes”, ministrado pelo consultor Jaílton Souza para um público formado por 28 agricultores familiares do Assentamento São José, no Km 18.
Segundo o consultor Jaílton Souza, a oficina “Juntos somos fortes” tem como objetivo demonstrar a importância e as vantagens das cooperativas para o melhor desenvolvimento e sucesso dos empreendimentos rurais.  “A união, a cooperação, a parceria e a formação de redes entre pequenas propriedades são iniciativas estratégicas para tornar os negócios rurais mais fortes”, explicou o consultor.
Para Jaílton, a adoção de um sistema cooperativo promove a redução de custos, aumentam o poder de compra dos produtores, elevam o nível de desenvolvimento tecnológico e ampliam as possibilidades de comercialização dos produtos. “O Sebrae sempre orienta os produtores no sentido de produzir mais e melhor”, disse Jaílton.
Informa o secretário municipal da Agricultura, João Brasil, que a agricultura familiar de Canavieiras está sendo beneficiada com uma série de cursos ministrados pelo Sebrae, em todo o interior. Segundo o secretário, são informações bastante úteis e que estão promovendo um avanço na produção, com a introdução de novas técnicas.
De acordo com o secretário, o curso realizado no Assentamento São José orientou os produtores daquela região sobre como planejar um projeto associativo, além de desenvolver os valores e práticas da cooperação. “A união faz a força. Quando desenvolvemos objetivos comuns, os negócios se multiplicam”, disse o secretário.
O secretário João Brasil destacou que atualmente Canavieiras é um dos municípios que mais tem se destacado na produção agropecuária, em todos os níveis. “Muitos projetos estão sendo implantados, a exemplo de carcinicultura, piscicultura, cafeicultura, cacauicultura, fruticultura, pecuária de leite e corte e hortifrutigranjeiros”, enumera João Brasil.
Para o secretário, todos esses investimentos estão sendo feitos com o apoio do Governo da Reconstrução, que vem prestando assistência técnica aos pequenos agricultores e realizando manutenção permanente nas estradas vicinais nos seus pontos mais críticos, para facilitar as condições de trafegabilidade e o escoamento da produção agrícola. “O prefeito Almir Melo tem colocado a agropecuária como uma das prioridades da administração”, ressalta João Brasil.

A Prefeitura de Canavieiras e o Sebrae estão realizado uma série de cursos e oficinas aos produtores rurais da agricultura familiar, com a finalidade de fechar todo o ciclo de produção. Antes da oficina “Juntos somos fortes”, já haviam sido realizados os  cursos para os pequenos agricultores do distrito do Poxim, com o tema: “Gerenciar no campo” e “Custo para Produzir no Campo”, em Oiticica. O próximo tema  é “Negociar no campo”, que será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no Estreito. 
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015