26 de out. de 2015

Guarda Municipal Mirin passará a ser uma realidade no governo de Diane Rusciolelli





No último dia 23/10, a prefeita Diane Rusciolelli deu o pontapé inicial no Colégio Anízio Teixeira, localizado no Bairro Marciel Ganen, na formação da futura Guarda Mirin no Município de Una.

Na oportunidade, a prefeita realizou duas reuniões (manhã e tarde) com cerca de 150 alunos dessa Escola, na presença do Comandante da Guarda Euzenito Varjão, formalizando o projeto e fazendo uma explanação da importância desse segmento para a sociedade local e para o município.

O Comandante Varjão explicou em detalhes como funcionará o processo de seleção e os requisitos impostos para que as crianças possam compor o corpo da Guarda.

A Guarda Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência no Brasil, com objetivo de auxíliar ao jovem de 12 a 18 anos. Dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profissionalizante, e a complementação educacional. Iniciou-se como um projeto meramente assistencialista, contudo, com o tempo foi ganhando novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos, além de incentivar a presença do aluno na escolar.  

O projeto não se filia a nenhuma corrente religiosa, ideológica ou política e não está organizado em nenhuma estrutura rígida de comando.  A Guarda Mirim de Rio Claro é a mais antiga do Brasil.

Devido à falta de unidade, o projeto apresenta muitas variações e diferenças nas cidades em que se desenvolve, contudo, tem sido tomadas medidas no sentido de homogeneizar o projeto e fortalecê-lo, como o projeto "Jovens de Atitude - Uma nova Visão sobre a Guarda Mirim".
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019