13 de jul. de 2015

Canavieirenses e visitantes participam do cortejo e lavagem da escadaria da Igreja



















Mais uma vez os canavieirenses demonstram a devoção a São Boaventura, o padroeiro de Canavieiras, participando, maciçamente, do cortejo e lavagem das escadarias da Igreja Matriz consagrada ao Santo. Esses festejos são realizados anualmente sempre no segundo domingo do mês de julho, embora a data consagrada a São Boaventura seja 14 de julho, quando são realizadas as festividades religiosas, com missa e procissão, encerrando a trezena iniciada no dia 1º de julho.

Neste domingo (12), o evento composto do cortejo e a lavagem da escadaria da Igreja de São Boaventura é considerado o maior já realizado na cidade, tanto em relação público quanto ao nível de atrações musicais. Segundo o prefeito Almir Melo, esta é uma oportunidade em que o povo de Canavieiras demonstração o fervor da fé dedicada a São Boaventura, o seu Santo Padroeiro.

O cortejo teve início às 11h30min, saindo da praça Maçônica, percorrendo a avenida Octávio Mangabeira (rua 13) até chegar à praça São Boaventura, onde está localizada a Igreja Matriz. O percusso foi animado pela Banda Selva Branca, que se apresentou no trio elétrico Atrevido, e que marcou o ritmo dos blocos, grupos de baianas, caboclos, capoeira,  charangas e fanfarra.

Ao chegar na praça São Boaventura, o cortejo deu lugar ao comando das baianas e grupos de candomblé, que lavaram a escadaria da Igreja de São Boaventura e aspergem água de cheiro na cabeça das pessoas, num cerimonial que simboliza a purificação da vida. Esse simbolismo contagia a todos, que buscam a proteção do Santo e da entidades que representam o sincretismo das entidades do candomblé;

Visitas ilustres – O cortejo e a lavagem da escadaria da Igreja de São Boaventura é uma data móvel (segundo domingo de julho) que faz parte do calendário de viagens dos canavieirenses que residem em outras cidades. É nesta época que voltam à cidade para rever os amigos e familiares e renovar sua fé e pedir a proteção do Padroeiro.

Os festejos também atraem turistas de várias partes do Brasil e que costumam frequentar a cidade durante as férias de julho, além dos visitantes das cidades próximas. Esse contingente vem, principalmente, das cidades que foram distrito de Canavieiras e se desmembraram, mas que continuam com a devoção a São Boaventura.

A festa também é frequentada por políticos (prefeitos, deputados e vereadores), que são recebidos pelo prefeito Almir Melo. Este ano, um dos destaques foi a despedida de Almir Melo Júnior, que deixou a Secretária Municipal de Obras e assumiu a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), da Prefeitura de Salvador.

Atrações - No sábado (11), as atrações musicais foram o cantor romântico Kaio Oliveira e as bandas Realce, Capitão Axé e Risco de Amar. Neste domingo (12), a banda Selva Branca, Banda Tôa Tôa, Pra te Querer,  Lordão, Tony Canabrava, e Som de Milionário. Apesar das chuvas que caíram o público permaneceu na praça até a última atração, que somente deixou o palco às 2h30min da manhã desta segunda-feira (13).

Eventos religiosos - Com o tema “São Boaventura, servo de cristo, conduz nossa Igreja rumo aos 300 anos”, a Trezena dedicada ao Santo, sempre às 19 horas, com a celebração da Santa Missa e apresentação de um tema religioso apresentado para a conscientização dos católicos. Nesta segunda-feira (13), a missa é dedicada aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com o tema “A Eucaristia é o verdadeiro centro das comunidades cristãs”.


As homenagens ao padroeiro serão finalizadas nesta terça-feira (14), a partir das 6 horas, com alvorada festiva com o hino de São Boaventura, repicar de sinos e queima de fogos. Às 10 horas será celebrada Missa Solene em louvor ao Padroeiro; às 16 horas será promovido o Momento Devocional e às 17 horas será realizada a Procissão e a Benção do Santíssimo Sacramento.

Estiveram presentes cobrindo o evento a Studio Planet Vídeo (empresa pertencente a Rede Planeta de Comunicação), as TV Santa Cruz e TV Itabuna (TV a cabo) com o Programa Toada Rural do apresentador Guiga Reis, que estará fazendo uma edição específica sobre a lavagem e a cidade de Canavieiras nos próximos dias, ajudando a divulgar cada vez o município. 
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019