9 de jul. de 2015

Canavieiras: Escolas públicas municipais apresentam propostas





Após reunião de avaliação do semestre passado, diretores e coordenadores das escolas municipais formataram novos projetos para a volta às aulas. O planejamento técnico das ações a serem desenvolvidas no semestre seguinte será apresentado aos professores no primeiro dia de aula, previsto para próxima a quarta-feira (15).
O planejamento para o novo semestre tem a finalidade de promover a melhoria do ensino, com ações de natureza intra e extraclasse, envolvendo alunos e familiares. Para isso, foram analisados os resultados das avaliações externas, com cada escola elaborando o seu Plano de Intervenção Pedagógica com base nos resultados dos desempenhos dos alunos.
Na escola Professora Regina Célia, no distrito do Poxim, diversas ações já foram planejadas, no sentido de dar continuidade aos projetos iniciados no semestre passado e a inclusão de novos. Este ano, uma novidade na escola foi a implantação do Programa Mais Educação, que tem a finalidade de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), garantindo a permanência do aluno na escola em tempo integral.
Dentre os projetos que serão trabalhados, estão os de intervenção pedagógica, a exemplo de Leitura, Escrita e Interpretação de textos; de matemática, através da utilização de jogos; e o Resgatando os Valores. Ainda neste próximo semestre, será realizada a terceira edição do “Comunidade Leitora”, com a participação de alunos e familiares.
Explica a coordenadora pedagógica da Escola Professora Regina Célia, Vilma Rosário, que no encerramento do primeiro semestre do Fundamental I, foram promovidos diversos eventos com os alunos, como brincadeiras, apresentação teatral, desfile de modas, show de calouros, dentre outras atividades. “É através do lúdico que as crianças demonstram um interesse maior pelo conteúdo apresentado, melhorando bastante o rendimento do aprendizado”, revela.
Da fantasia à vida real, foi o tema vivido pelos alunos do 7º ao 9º ano do Fundamental II, orientados pelos professores João Paulo Brasil (Artes e Ciências) e Ângela Oliveira (Português). Eles encenaram alguns contos de fadas, a exemplo de histórias como “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve e os Sete Anões” e “Cinderela”. Os alunos mostraram criatividade e dedicação, criando o roteiro e o figurino.
Já os alunos que participam do Programa Mais Educação, que fazem parte das turmas de acompanhamento pedagógico (Português e Matemática), monitorados pelas professoras Francis e Solange, passaram uma tarde bem divertida, com sessão de cinema, com direito a pipocas. Devido ao interesse demonstrado, a programação deverá fazer parte das futuras atividades.
Outro exemplo de atividade que vem sendo desenvolvida pelo programa Mais Educação é a oficina de jardinagem, monitorada pelo professor Moacir. Como o cotidiano desses alunos é a vida rural, eles já estão botando – literalmente – a mão na massa e aprendendo lidar com a terra e, inclusive, já iniciaram o plantio de hortaliças, que deverão ser consumidas pelos próprios alunos.
Ascom (PMC)
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019