8 de jul. de 2015

Arataca: IV Conferência Municipal de Saúde discute gestão e melhoria das praticas de saúde





Aconteceu nesta terça-feira (7), na Câmara de Vereadores de Arataca, a IV Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Cidadania e Saúde: Direito de Todos”. Trabalhadores e gestores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e membros do Conselho Municipal discutiram as fragilidades e desafios que envolvem as práticas de saúde no município.
Durante a manhã, na palestra de abertura, a assistente social Meire Núbia Santana abordou a gestão da saúde no Brasil e os modelos aplicados em Arataca e na região. Ela aponta a falta de novas lideranças e da participação popular nas discussões, como algumas das causas da defasagem do sistema de saúde.
A Conferência também contou com a palestra de Jorge Luiz Santos, especialista em educação e saúde do Núcleo Regional Sul, de Ilhéus, que debateu sobre o controle social e garantia de acesso à saúde. Logo em seguida, Anna Aragão, da Secretaria de Saúde de Itabuna, falou sobre o SUS (Sistema Único de Saúde).
O prefeito Fernando Mansur considerou o evento um importante instrumento, que permite esclarecer à população acerca das dificuldades e dos principais desafios para a saúde no município.
À tarde foi realizada uma roda de debates, sob a coordenação dos enfermeiros Amora Menezes e Anderson Simões, com objetivo de avaliar e propor as diretrizes para o setor da saúde.
Além da Secretária Municipal da Saúde, Clicia Nogueira, estiveram presentes no evento os secretários Erenilton Barbosa, da administração, e Aica Barros, do Desenvolvimento Social. Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Jeferson da Saúde e o presidente da casa José Raimundo Queiroz.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019