16 de jun. de 2015

Secretário discute Canal do Sertão nos ministérios do Planejamento e Integração


Em reforço ao pleito já apresentado pelo governador Rui Costa ao Ministério do Planejamento e ao Ministério da Integração Nacional (MI), o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, retornou à Brasília nesta terça-feira (16) e reapresentou as ações restantes para que o projeto Canal do Sertão Baiano seja viabilizado. A obra a ser construída no Norte da Bahia garantirá abastecimento de água, captada no Rio São Francisco, à população de 44 municípios da região. A audiência de Cássio no ministério do Planejamento foi com o secretário adjunto, Tiago Camelo, que garantiu a inclusão do projeto na análise prioritária do ministério. A sinalização positiva para o governo baiano deve ser oficializada ainda neste primeiro semestre. Um nova agenda ficou acordada para daqui a 15 dias, quando o ministro da pasta, Nelson Barbosa deve
participar.   A expectativa é que o Planejamento conceda o aval para a liberação de R$ 12 milhões, viabilizando a conclusão do processo prévio à licitação, visto que o estudo de viabilidade está concluído e o governo tem pressa em iniciar as obras. 
Na Integração Nacional, o secretário da Bahia recebeu apoio do ministro Gilberto Occhi, que afirmou saber da necessidade da intervenção para os baianos. Contudo, ele depende do aval do Planejamento para que autorize o governo do Estado a licitar o Canal, já que a liberação de recursos federais depende da assinatura do ministro Nelson Barbosa. O representante do governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, acompanhou a agenda e monitora o tema na capital federal para desdobramentos. Também participaram da conversa o presidente da Bahia Pesca, Dernival Júnior, parlamentares e técnicos dos órgãos.

Governo da Bahia busca liberação de recursos para obras de saneamento
 
Ainda nesta terça-feira (16), o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, listou obras que integram a carteira prioritária do Estado para 2015 em reunião, no Ministério das Cidades, com o diretor de Saneamento, Manoel Renato. Com o check list numa pauta de dez itens, ele retornará com a tarefa de dar celeridade aos processos para as obras que receberam sinalização positiva do ministério. São exemplos: os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Itaberaba e Luis Eduardo Magalhães, o sistema de esgotamento de Irecê e os sistemas de água e esgoto em Simões Filho.
“O ministério das Cidades foi extremamente acessível aos pleitos. E o nosso dever de casa é acelerar os projetos, apresentar em tempo hábil para que nós possamos ter a liberação de recursos ainda em 2015”. Cássio Peixoto argumentou ao diretor de Saneamento que a carteira apresentada é estruturante para a Bahia.
O diretor Manoel Renato afirmou que entende a necessidade apresentada e, em resposta, pontuou os pré-requisitos que o Estado deve cumprir. No caso da obra hídrica em Simões Filho, será necessário que o governo baiano faça um aporte de R$3 milhões. Ainda na tarde desta terça, o secretário Cássio irá ao Ministério da Integração Nacional tratar sobre o Canal do Sertão.  O projeto visa distribuir água a partir do eixo-sul do Rio São Francisco, do Canal do Salitre, até a Barragem de São José do Jacuípe e com isso atender o abastecimento humano e aspectos da indústria, da mineração e da pecuária na região norte.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019