29 de jun. de 2015

Regule a geladeira e economize energia no inverno

É senso comum que o inverno também gera, pelas baixas temperaturas, um aumento na conta de energia elétrica. Principalmente pelo uso de equipamentos como o chuveiro, aquecedores, secadores de cabelo e outros tipos de aparelho, que ocasionam em um aumento no gasto mensal. Tudo isso, entretanto, consegue ser contornado com algumas medidas simples na rotina. Uma delas pode ser em relação à geladeira, que não precisa trabalhar tanto quanto no verão. Veja aqui algumas dicas para economizar energia elétrica com esse eletrodoméstico:

Alimentos quentes

Evite sempre colocar alimentos quentes dentro da geladeira. Isso faz com que o motor tenha que trabalhar mais para suprir o aquecimento que vem junto com o calor desses alimentos, ocasionando um gasto maior de energia elétrica. Além disso, o choque térmico também pode gerar alguns problemas futuros no aparelho, se feito rotineiramente.

Abre e fecha


Evite ao máximo o abre e fecha das portas. Mesmo no inverno, isso faz com que a temperatura interna demore mais para se estabilizar, fazendo com que o motor trabalhe por um período maior para manter a temperatura estabelecida pelos termômetros e gelar com eficiência todos os alimentos conservados em seu interior. Vale a pena também apostar em modelos modernos, que têm uma sensibilidade maior na captação da temperatura e garantem economia de energia.

Temperatura ambiente

No inverno, com o frio, é possível aproveitar a temperatura ambiente para guardar diversos alimentos fora da geladeira. Principalmente aqueles que serão usados ou consumidos em um curto espaço de tempo. Isso ajuda também a conservar a qualidade deles, que não sofrerão variações de temperatura ou ressecamento e ficarão mais saborosos.

Verificando a vedação

As geladeiras precisam estar sempre bem vedadas para que a temperatura interna se conserve. Da mesma maneira que abrir e fechar o tempo todo, ter uma borracha que não fecha completamente o aparelho ocasiona também trabalho extra para o motor. O teste para saber se isso acontece é simples: colocar uma folha de papel e fechar a porta. Se a folha sair com facilidade, é preciso trocar a borracha, com a ajuda de um técnico. Isso deve ser feito em toda a extensão das portas.

Ajuste de temperatura

No inverno, com as temperaturas mais baixas, a geladeira também poderá trabalhar menos e ainda assim garantir os mesmos resultados. É o caso de ajustar, no próprio aparelho, a intensidade de operação. Enquanto nos dias mais quentes do verão ela trabalha em potência alta, no inverno ela poderá ficar em potência baixa sem comprometer os alimentos em seu interior. Em geral, se a temperatura está muito baixa, nota-se um congelamento de alguns elementos como bebidas e frutas.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019