26 de mai de 2015

Canavieiras:Os cursos do Ensino Fundamental II e Mais Educação já são realidade nas escolas da Rede Municipal ''Isso os jornalecos não mostram''




Os cursos do Ensino Fundamental II e Mais Educação já são realidade nas escolas da Rede Municipal da Educação implantadas no interior (distrito, povoados e zona rural) de Canavieiras. A meta estabelecida pelo Governo da Reconstrução atende ao preceituado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oferecendo cursos formais no seu próprio habitat.
Os investimentos municipais estão cada vez mais presentes nas escolas do interior, em reformas estruturais nos prédios, ampliando as instalações, com a finalidade de oferecer melhores condições aos alunos e professores. Novas salas de aula, secretarias, cozinhas e cantinas foram e estão sendo construídas nas várias escolas.
Já foram implantados os cursos do Ensino Fundamental II no distrito do Poxim e nos povoados de Pimenteira e Era Nova. O próximo passo, agora, é oferecer esses cursos para a população dos povoados de Ouricana e Oiticica já no próximo ano.
Além dos curso do Ensino Fundamental I e II, a Secretaria da Educação também está estendendo o Mais Educação para as escolas localizadas no interior. Com a implantação do Ensino Fundamental II, os alunos dos povoados e da zona rural deixaram de acordar de madrugada para pegar os meios de transporte e se deslocar para a sede do município. Com isso, sobra mais tempo para que eles possam estudar com tranquilidade numa escola próxima de casa.
Estrutura - Em Pimenteiras, funcionam dois colégios municipais: o Dr. Edmundo Lopes de Castro e o anexo do Colégio Paulo Freire. com o Ensino Fundamental I, desde a Pré-Escola até o 5º ano, nos turnos matutino e vespertino, primeiro conta atualmente com 110 estudantes em atividades e está em fase de implantação o curso “Mais Educação”, que funcionará no contra turno dos alunos.
Considerado um grande avanço pelos professores e pais de alunos, o Ensino Fundamental II foi implantado inicialmente pelo Colégio Noécia Cavalcante e hoje funciona como o anexo Pimenteiras do Colégio Paulo Freire. Uma das características do local é que o colégio funciona no período matutino e noturno, para atender também as pessoas que trabalham durante o dia. O colégio possui 107 alunos matriculados no Ensino Fundamental II e outros 12 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
No povoado de Era Nova também estão localizados dois colégios: O Himério Cavalcante, do Ensino Fundamental I e o Demócrito Carneiro, com o Fundamental II, anexo do Colégio Paulo Freire. O Himério Cavalcante possui 70 alunos matriculados, inclusive na Pré-Escola, enquanto no Demócrito Carneiro 107 alunos fazem parte do corpo discente, contando, também com a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA Normal).
Em Era Nova a implantação do Ensino Fundamental II foi bastante elogiada pelos pais, alunos e professores, que ressaltam as facilidade de acesso dos alunos à escola. Antes, eles eram obrigados a viajar por até cinco horas, acordando de madrugada para tomar o transporte. 
Em Era Nova a Prefeitura reformou recentemente a Casa dos Professores, com a finalidade de hospedá-los com conforto e dignidade, pois parte deles passam toda a semana no povoado. Novas obras estão previstas para melhorar a infraestrutura da educação e da saúde no interior, que se encontram em fase de constante melhorias realizadas pelo Governo da Reconstrução.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015