27 de mai de 2015

Canavieiras: Comemoração aos 124 anos de emancipação politica administrativa






Em 25 de maio de 1891 Canavieiras deixou de ter a condição de Vila Imperial (desde 1833) para se tornar cidade, conforme ato do governador do Estado, José Gonçalves da Silva. Para comemorar esta importante data, a Prefeitura de Canavieiras elaborou uma vasta programação, com a celebração de Missa Solene, no domingo (24), desfiles cívicos e inaugurações de equipamentos públicos construídos e ou reformados
Durante a celebração da Missa, ressaltei que Deus quis que o aniversáriode Canavieiras acontecesse justamente no dia em que se comemora o aniversário da Igreja Católica. Todas essas coincidências demonstram o carinho que São Boaventura, o padroeiro da cidade, tem com o povo de Canavieiras. Ao final da missa, o tenor argentino Juan Bruera fez uma belíssima apresentação, cantando Panis Angelicus, de Cesar Frank, e Ave Maria, de Schubert.
Eventos do dia - Na segunda-feira (25), às 6 horas, a cidade “acordou” com uma grande alvorada de fogos realizada no centro e em bairros. Em seguida, teve início o desfile cívico com as filarmônicas Lyra do Commercio e 2 de Janeiro. Para finalizar o desfile, vieram as escolas de Canavieiras (redes pública e privada), inclusive do Ensino Fundamental II do interior.
Após o desfile, foi cantado o Hino Nacional (orquestrado pela Filarmônica 2 de Janeiro) e de Canavieiras (orquestrado pela Filarmônica Lyra do Commercio), e hasteadas as Bandeiras do Brasil, Bahia e Canavieiras.
Mensagem aos jovens – Na minha mensagem dirigida aos canavieirenses, priorizei os jovens, que se constituem em um futuro próximo, nas pessoas que serão responsáveis pelo desenvolvimento de Canavieiras. “Jovens, as coisas não caem do céu. é preciso ir buscá-las, correr atrás, mergulhar fundo e voar alto. Muitas vezes será necessário voltar ao ponto de partida e começar tudo de novo, mas após haverem empenhado cérebro, nervos e coração, chegarem à vitória, saboreiem o sucesso na sua plenitude, sem medo, sem culpa e em paz”.
Assim que foram encerradas as atividades cívicas, junto com o deputado estadual Leur Lomanto Júnior, secretários municipais e comitiva realizamos uma visita às obras inauguradas simbolicamente. Entre elas, a Unidades de Saúde da Família Dr. Edmundo Lopes de Castro e Sócrates Rezende, Creche Vovó Cabocla, e São Boaventura.
 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015