14 de mar de 2015

Camacan: IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente









Aconteceu ontem, 12 de março de 2015, a partir 08:00 hs na Câmara de Vereadores de Camacã, a IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de garantir a implantação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente.
Estiveram presentes autoridades e personalidades ligadas às questões a serem discutidas na conferência, como a Prefeita Ângela Castro, a Secretária de Assistência Social Niete Sena, Maria Helena Guimaraes - Presidente do CMDCA, o presidente da Câmara de Vereadores Valdir Veloso, a Exmª. Srª. Leandra Leal Lopes - Juíza da Vara Infância e Juventude, a Exmª Srª. Catharine Rodrigues de Oliveira Cunha - Promotora de Justiça, o Sr. Warney Vilas Boas - Coordenador do Conselho Tutelar e a Secretária de Educação Ilce Tourinho da Silva entre outros.
Após a inscrição, formou-se a mesa com as autoridades presentes que em suas palavras enalteceram a importância de políticas e atitudes que mobilizem a sociedade na garantia dos direitos e proteção à crianças e adolescentes.
A Promotora Catharine Rodrigues de Oliveira Cunha foi a palestrante, que versou sobre o tema Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente.
Houveram apresentações culturais, como uma coreografia especial com Áquila Silva, cadeirante assistida pelo CRAS, com Antonio C Moura - Diretor de Cultura do município - e declamações de poesias dos jovens presentes como Anália Santos. 
À tarde deu lugar aos trabalhos em grupos, com os eixos:
01 - PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
02 - PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS
03 - PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
04 - CONTROLE SOCIAL E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS
05 - GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
Nestes eixos, os grupos formularam propostas dentro dos temas que posteriormente foram apresentados à plenária que, por votação, escolheram as propostas a serem levadas à reunião territorial e à nacional.
Foram, também, escolhidos os delegados para a conferência territorial, conforme orientação do CECA.

Créditos:Antonio C Moura

 

Camacan Bahia Copyright © -- Site criado em 25/06/2011 #Camacan Bahia# 2011/2015