25 de nov. de 2014

Descentralização dos testes facilita diagnóstico do AIDS/HIV

A descentralização dos testes rápidos para detecção da AIDS/HIV para as unidades básicas de saúde de Itabuna, desde o ano passado, facilitou o trabalho de controle, prevenção e diagnóstico de novos casos pela Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde. 

Até 2012, os testes eram realizados unicamente no Centro de Referência Júlio Brito, mas com a capacitação de novos profissionais da atenção básica, atualmente o exame pode ser feito em 11 unidades com a previsão de que seja estendido para toda a rede, a partir de março do ano que vem. Atualmente são atendidos: 593 pessoas com HIV e 683 com AIDS; 34 crianças expostas ao vírus, 33 com AIDS e três com HIV. 

Segundo a coordenadora de DST/AIDS e Hepatites Virais, Suse Mayre Martins Moreira, seguindo uma tendência nacional, o crescimento de novos casos de HIV detectados em Itabuna se encontra na faixa etária de 19 a 35 anos, sendo crescente também entre as mulheres. Através de campanhas intituladas “Fique Sabendo”, a Coordenação tem intensificado as ações de prevenção e diagnóstico, aconselhamento coletivo, distribuição de materiais informativos e kits preservativos, além de testes rápidos que em até 20 minutos faz a detecção do vírus. 

No Centro de Referência em DST/AIDS Dr. Júlio Brito funciona uma unidade dispensadora de medicamentos para pacientes com AIDS e hepatites B e C em tratamento e crianças expostas ao vírus – filhas de mães soropositivas – que recebem leite em pó até o primeiro ano de vida pelo fato de não poder ser amamentada. 
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019