14 de fev. de 2012

Garoto de 16 anos faz estragos com pedras gigantes e vira projeto de mais forte do Brasil

 Aos 16 anos, Gustavo Barile é orgulho dos pais e esperança do strongman brasileiro
No mundo dos negócios, um administrador é precoce quando consegue fazer uma empresa prosperar logo de cara. Do universo da moda, geralmente são aquelas modelos com jeito de quem trocou cedo o ginásio pelas passarelas. Dentro do strongman, no entanto, um talento prematuro pode ser identificado através da imagem de alguém que ainda não alcançou a maioridade, mas que faz estragos consideráveis em provas envolvendo carros de 750 kg e bolas de concreto gigantes.

A breve definição acima encabeça o currículo esportivo de Gustavo Barile, que aos 16 anos desponta como principal esperança nacional da modalidade que expõe seus atletas a testes extremos de força, resistência e agilidade. O garoto da cidade de Peruíbe é tratado como uma espécie de projeto, liderado pelo tetracampeão brasileiro Marcos Mohai. A ideia é fazer do adolescente o melhor do país e um dos mais renomados do mundo.
Quem acompanhou o Campeonato Brasileiro de strongman, no fim de janeiro em Peruíbe, consegue compreender o entusiasmo do grupo em torno de Gustavo Barile. Em sua estreia em eventos do gênero, o garoto saiu com a segunda colocação da categoria até 100 kg, competindo entre os marmanjos. Em sua performance geral, executou provas que muitos de seus adversários não foram capazes de cumprir, como erguer bolas de cimento em série, virar um pneu gigante, arremessar tonéis de cerveja sobre uma trave de 5 metros e até arrastar uma carreta.   
"Geralmente eu não tenho com quem competir nesta faixa etária. Acho que só eu mesmo faço esse esporte com 16 anos", afirma o atleta precoce, atualmente com 97 kg.
Gustavo Barile se interessou pelo esporte dos "mais fortes do mundo" aos 14 anos, depois de ver de perto o desempenho de Marcos Mohai em Peruíbe em um torneio. Logo no dia seguinte, o garoto estava de prontidão na academia onde o campeão treinava, com a ideia de virar seu aprendiz. 
Hoje, ainda antes de completar 17 anos [faz aniversário em março], Gustavo é tratado como realidade. Passou por bateria de exames para atestar sua compatibilidade com o esporte e deve ter seu desenvolvimento corporal monitorado em breve por um grupo de estudos da USP.
Fonte:Uol.com
"A genética dele favorece, tem muita força, membros curtos, é rápido. Tem uma resposta rápida, aprende logo. Tem um jeito meio calado, mas é muito observador", diz o 'guru' Mohai. "Ele desenvolveu muito rápido sua estrutura óssea. Tem estrutura de um cara de 20 anos já. Mas passou por exames para comprovar que pode treinar com este tipo de carga, que a atividade não é nociva para ele. Comprovou-se que não é uma sobrecarga perigosa", acrescenta o campeão da modalidade.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019