15 de fev. de 2012

Belmonte, a primeira cidade planejada do Brasil?

BELMONTE - Não há consenso sobre qual foi a primeira cidade planejada construída no nosso pais. A primeira teria sido Salvador, fundada em 1549 por Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil. A cidade teria sido erguida tendo como base um traçado geométrico elaborado por Luís Dias. Porém, há contestações. 

Numa pesquisa na internet, encontramos artigos e matérias que consideram diversas cidades como a primeira feita com planejamento no nosso país: Belo Horizonte, no final do século XIX (1894-98); Terezina, fundada, em 1822, planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva; Tibagi, no Paraná, por volta de 1850, são algumas. 


Transcrições de cartas escritas pelo Ouvidor da Capitania de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro, às autoridades portuguesas, que fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal Sosígenes Costa, em Belmonte, dão conta de que ele, o Ouvidor, foi quem planejou a construção da cidade, das ruas, dos prédios públicos e igrejas, nos idos do século XVIII. 

Assim, incluímos Belmonte nessa discussão. Veja alguns trechos das transcrições das cartas:

Transcrição de Carta datada de 24 de Fevereiro de 1769 - “Fiz concluir a Igreja Nova de Belmonte, colocar nella as imagens e altares e trabalhar dentro do seu arruamento na construção das cazas para onde já do Arrayal da Praia se tem mudado a maior parte dos habitantes”.

Transcrição de Carta datada de 10 de maio de 1770 - “Na nova villa de Bello Monte, de que no anno de 1767 remeti tão bem à Secretaria do Estado a planta, que lhe formei, se achão já por instancias minhas 8 ruas principaes completas de cazas que pelo seu uniforme inculcãobôa perspectiva e lhe estão ainda 7, de que huma tão somente se principião a armar por falta de povoadores para as mais”.

Transcrição de Carta datada de 10 de Maio de 1771 – “Acha-se a de Bello Monte a mais augmentada de cazas e roças, de que sahem para outras partes muitas madeiras e fructos de toda qualidade e se espera haja de ser a melhor ou das melhores da Capitania pela gente, que de outras se demove a vir habital-a com a noticia da fertilidade de suas terras”. 

Transcrição de Carta datada de 1º de Abril de 1772 – “Em Bello Monte fiz abrir arruamentos e edificar cazas, todas pelo uniforme da planta que já tão bem remeti. (...) Da Igreja Matriz foram artífices os mesmos povoadores, cada qual conforme sua habilitação”.

Transcrição de Carta datada de 12 de Maio de 1775 – “As cazas da Câmara e Cadeia da Villa de Bello Monte que são muito boas e de dois andares estão a concluir por todo mez de junho próximo.”

Transcrição de Carta datada de 1º de Julho de 1776 – “Estou edificando a Matriz de Bello Monte, de tijolo por falta de pedra, em que desanima a falta de artífices e provendo-a de tênues ornamentos para o culto divino, sem ajuda alguma do erário régio”.
Fonte:Rada64
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019