17 de dez. de 2011

Morre o carnavalesco Joãosinho Trinta


FAMOSIDADES

MAIS: 
Por FAMOSIDADES
RIO DE JANEIRO - Após ser internado com insuficiência respiratória, Joãosinho Trinta não resistiu e faleceu aos 78 anos na manhã deste sábado (17) no Maranhão. As primeiras informações são que o carnavalesco faleceu às 9h55 em razão de uma infecção generalizada, após um quadro de pneumonia e infecção urinária.
Mas a saúde do carnavalesco já não andava bem há algum tempo. No dia 11 de julho de 2006, ele sofreu dois AVC e foi internado no Rio de Janeiro e, depois, transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. Recebeu alta em 19 de outubro de 2006.
Atualmente, Joãosinho estava no Maranhão atuando em projetos da Secretaria da Cultura para os 400 anos de São Luís, que vão ser comemorados em 2012. Aliás, foi nesta cidade que o carnavalesco nasceu e começou trabalhando como escriturário.
Mas foi em 1951 que ele se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar com o que realmente sonhava: o Carnaval. Começou sua carreira no Salgueiro como assistente. Em 1973, foi promovido a carnavalesco e trabalhou ao lado da artista plástica Maria Augusta. Em sua estreia na nova função, Joãosinho colocou na avenida o enredo "Eneida: Amor e Fantasia".
E foi no Salgueiro que ele ganhou o bicampeonato em 1974 e 1975, com os enredos “O Rei de França na Ilha da Assombração” e “O Segredo das minas do Rei Salomão“. Depois, foi contratado pela Beija-Flor, onde conquistou os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983.
Após 17 anos de muito sucesso na Beija-Flor, o carnavalesco foi para a escola de samba Unidos do Viradouro. Em 1996, sofreu um derrame que paralisou um dos lados de seu corpo. Mas, mesmo assim, Joãosinho Trinta conquistou nesta escola, em 1997, seu último grande título com o enredo “Trevas! Luz! A explosão do Universo“. Em 2003, ele conseguiu o inédito 3° lugar pela Grande Rio.
Também foi campeão nos Grupos de Acesso com as escolas Império da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, além de ter feito carnavais para escolas de São Paulo.
Baixe o APP RadiosNet em seu celular ou tablet e ouça nossa rádio em qualquer lugar
 

Camacan Bahia Copyright © -- NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO! #Camacan Bahia# 2019